Autárquicas 2020/São Lourenço dos Órgãos: Janira Hopffer Almada passa sem ofuscar protagonistas

Cidade de João Teves, 17 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à câmara de São Lourenço dos Órgãos, António Fernandes, considerou que a visita da líder Janira Hopffer Almada foi “oportuna” e um incentivo para a população votar no partido da “estrela negra”.

Em périplo pelos municípios cabo-verdianos, em tempo de campanha eleitoral, a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde passou por São Lourenço dos Órgãos.

Janira Hopffer Almada escusou-se a prestar quaisquer declarações à imprensa, amparando-se na coerência da estratégia adoptada pelo seu partido para estas eleições. No entender da presidente do PAICV, a discrição é a chave para o sucesso.

Para António Fernandes (Tone), candidatado do PAICV à Câmara de São Lourenço dos Órgãos, trata-se de uma visita imbuída de determinação para uma vitória completa no concelho.

“Estamos reconfortados com a presença da presidente do partido o que demonstra a preocupação que ela também tem para com São Lourenço dos Órgãos. Está a passar uma mensagem de muita confiança para os munícipes”, acrescentou o candidato.

Uma mensagem de que o PAICV está de volta com uma equipa a trabalhar directamente com todos os munícipes para o desenvolvimento, disse. “Trabalhar para que todas as famílias venham a ter mais rendimento e, por conseguinte, mais felicidade”, afirmou António Fernandes.

Uma equipa, disse, “desejosa” de voltar a intensificar os cursos de formação profissional e superior aos jovens. “Os que saem hoje para a formação deve-se às parcerias estabelecidas na governação de Victor Baessa. Vamos fazer de tudo para continuar esse projecto”, salientou Tone.

No domínio da educação referiu que o modelo do agrupamento escolar, adoptado pelo Ministério da Educação, se revelou “inadequado” nas zonas altas do município. “Tem prejudicado um pouco, sobretudo, em matéria de acessibilidade dos alunos aos estabelecimentos do ensino”, comentou.

Os alunos passaram a percorrer, segundo explica, maior distância entre casa/escola, o que contraria os indicadores relativamente ao acesso das crianças a frequentar o Ensino Básico ou dos adolescentes no Ensino Secundário.

No domínio da saúde, a equipa do PAICV vai organizar todo o quadro sanitário concelhio com as unidades sanitárias de base associadas à Direcção Municipal, por ser um serviço próximo da comunidade, “para que as pessoas das zonas altas passam a ter melhor serviço sanitário e tenham pessoal de enfermagem fixa. Também será elaborado um plano médico de consultas permanentes para um maior conforto a essas populações”.

Nas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, em São Lourenço dos Órgãos concorreram Carlos Vasconcelos, pelo MpD, que venceu com 2.013 votos (49,11%) e Victor Baessa, pelo PAICV, que obteve 1.965 votos (47,94%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais 5.746 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 5.268, dos quais 4.099 votaram).

Fonte: Inforpress