Autárquicas 2020/São Filipe: Nuías Silva promete um novo estádio municipal capaz de receber todas as competições

São Filipe, 19 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) prometeu construir um novo estádio municipal em São Filipe, capaz de receber competições nacionais, mas também, jogos da selecção cabo-verdiana de futebol.

O cabeça de lista do PAICV à câmara, Nuías Silva, durante um comício realizado na localidade de Congresso, disse que a sua plataforma tem um grande projecto na área do desporto, para transformar São Filipe num município de campeões.

Nesta linha, apontou a construção na zona de Congresso, de um novo estádio municipal, com relvado certificado pela FIFA, capaz de receber todas as competições nacionais, mas também, jogos da selecção nacional.

“É preciso ter o desporto organizado, mas também infra-estruturas de qualidade”, realçou.

Explicou que o Estádio Municipal 5 de Julho já  serviu bem o município, por isso, aposta em novas funções para a infra-estrutura, nomeadamente uma placa coberta com piso de madeira, promovendo todas as modalidades.

Outra vertente para o Estádio Municipal 5 de Julho, segundo o candidato, é a criação de Centro de Medicina Desportiva, que vai permitir a recuperação de atletas, com ginásio, piscina e espaços para fisioterapia.

Além da recuperação dos atletas, Nuías Silva explicou que irá propor também, em parceria com hospitais regionais, permitir que pessoas com problemas ortopédicos, possam fazer a recuperação nesse centro.

“Quando há investimentos do tipo, estamos a ver o desporto para além da actvidade física, mas também como actividade económica, capaz de atrair para a ilha do Fogo, competições de várias modalidades, dinamizando o sector económico local”, sustentou.

Conforme Nuías Silva, o obejctivo é trabalhar para ter uma cidade moderna, qualificada e que convida a todos a saírem de casa, com ruas pedonais, cultura pujante, e maior participação dos munícipes.

“Nos estamos a pensar grande, queremos transformar São Filipe num importante pólo de desenvolvimento de Cabo Verde, pois se não sonharmos não desenvolvemos”, atestou.

A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, também esteve no encontro, tendo pedido o voto de confiança aos munícipes, considerando que já é hora de São Filipe traçar um novo rumo tendo Nuías Silva como presidente da autarquia.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, estão inscritos 15.531 eleitores distribuídos por 71 mesas de assembleias de voto (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto, dos quais 8.970 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress