Autárquicas 2020/São Filipe: Nuias Silva promete seis eixos estruturantes para ganhar e resgatar processo de desenvolvimento

São Filipe, 15 Ago (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) à presidência da câmara de São Filipe nas próximas eleições autárquicas, Nuias Silva, prometeu, sexta-feira, um programa assente em seis eixos fundamentais para reconquistar São Filipe.

Durante o acto de apresentação pública dos candidatos à presidência da câmara e assembleia municipais de São Filipe, Nuias Silva defendeu a mobilização de todos à volta da sua candidatura para resgatar São Filipe que, segundo ele, nos últimos quatro anos conheceu um retrocesso no processo de desenvolvimento.

Para tal, é necessário não ter um presidente de câmara ou de assembleia municipal e vereadores e deputados municipais, mas sim ter bons presidentes, vereadores e eleitos municipais, salientando que as equipas que ele lidera para câmara e Luís Nunes para assembleia, são constituídas por gentes capazes e credíveis para ajudar no processo de desenvolvimento.

Este indicou que o programa para a governação, que será socializado de forma mais pormenorizada com vários segmentos da sociedade civil, assenta em seis eixos estruturantes abarcando todos os sectores para inverter o rumo de desenvolvimento de São Filipe, resgatar a grandeza e o orgulho de São Filipe e, sobretudo, para realizar o sonho de todos os sanfilipenses.

Competitividade, investimento e emprego, agricultura, pecuária e pesca, turismo, cultura e valorização do património histórico, juventude, educação e desportos, acção social, saúde e ambiente, e modernização, rigor e transparência são os seis eixos que contemplam vários compromissos como combate a pobreza e desemprego, aposta na transformação para exportar para comunidade emigrada.

A instalação do ensino superior, criação de um instituição de crédito para financiar actividades no sector agrícola e pecuária, devolver São Filipe o estatuto de cidade mais limpa de Cabo Verde, construção do estádio municipal no bairro de III Congresso e transformar o actual estádio 5 de Julho num complexo desportivo com pavilhões e piscinas, são algumas das actividades que constam dos seis grandes eixos.

Já o candidato à presidência da assembleia municipal de São Filipe, Luís Nunes, considerou que qualquer eleição é importante, mas sublinhou que as próximas autárquicas em São Filipe reveste-se de uma importância transcendental porque “há sinais claros de retrocesso” nos últimos quatro anos que é preciso resgatar.

Nuias Silva apelou a todos no sentido de se mobilizarem a volta da candidatura do PAICV cujo lema é “Unidos por São Filipe” nas próximas autárquicas.

Para o órgão deliberativo, Luís Nunes defendeu a necessidade de alterar o regimento que está desactualizado com a realidade, assim como a remodelação do edifício da assembleia para criar melhores condições para o seu funcionamento e para que possa servir para outras actividades, digitalizar o espólio da assembleia, nomeadamente actas das sessões e as deliberações desde a década de 90 século passado, realização descentralizada das sessões, transmissão directa das sessões e criação de ‘web’ página da mesma, de entre outra.

Nuias Mendes Barbosa da Silva é licenciado em engenharia industrial, pós-graduado em sistemas e tecnologias de informação ‘master business adminstration’ (MBA) em gestão global e mestrado em sistema de informação, tendo desempenhado várias funções.

Actualmente é deputado pelo círculo eleitoral do Fogo, vice-presidente do PAICV e do seu grupo parlamentar, foi também presidente da Assembleia Municipal de São Filipe.

Luís Nunes professor de Matemática na Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, é licenciado pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, na área de desenvolvimento curricular, foi director da escola secundária e delegado do Ministério da Educação e Desportos e eleito municipal, tendo desempenhado a função da líder da bancada.

O acto de apresentação foi presidido pela presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, que chegou sexta-feira à ilha do Fogo com a finalidade de fazer apresentação pública dos candidatos a presidência dos órgãos autárquicos dos três municípios.

Fonte: Inforpress