Autárquicas 2020/São Filipe: Nuías Silva promete levar iluminação às localidades do interior do município

São Filipe, 17 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) à presidência da câmara de São Filipe nas eleições de 25 de Outubro, prometeu trabalhar para levar a iluminação às localidades do interior de São Filipe.

O cabeça de lista do PAICV à câmara de São Filipe, Nuías Silva, num encontro na localidade de Pedro Homem, disse haver necessidade de “maior iluminação e eletrificação” no interior do município, principalmente onde o acesso é mais complexo.

“Vamos discutir com a Electra para trabalhar questões de iluminação pública no interior de São Filipe”, avançou, considerando ser “uma vergonha” aquilo que acontece no município, com os cidadãos a pagarem todo o mês pela caixa de iluminação pública mas, mesmo assim, “não há iluminação pública”.

Conforme destacou, a iluminação nas localidades foi uma prioridade do PAICV ao longo dos anos, prometendo materializá-lo “para além das ruas principais”, pois, salientou, “nesta matéria em quatro anos, nada se fez”.

“Vamos continuar o processo de iluminação e de electrificação nas zonas do interior, porque não podemos desenvolver só as ruas principais, o desenvolvimento tem que ser inclusivo”, frisou.

Para Nuías Silva, é papel da autarquia, juntamente com outras autoridades, e através do Orçamento Municipal e do Estado, cumprir o direito social dos cidadãos.

Por outro lado, referiu que sua candidatura prevê o desencravamento das localidades, para potencializar o turismo e a agricultura, além de outros sectores chave de desenvolvimento.

“Prometemos que vamos discutir com o Instituto de Estradas, para trabalhar nas estradas municipais, garantindo melhores condições, segurança para os condutores e garantir poupança nas viaturas”, ressaltou.

O candidato reforçou aos munícipes a ambição de trazer o ensino superior ao concelho de São Filipe, uma forma de gerar novas oportunidades aos jovens.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) conquistado a câmara com 4.381 votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) 2.563 votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, no município de São Filipe, está inscrito nos cadernos eleitorais um total de 15.531 eleitores, distribuídos por 71 mesas de assembleia de votos (mais 1.224 eleitores que em 2016, distribuídos por 52 mesas de assembleias de voto), dos quais 8.970 votaram.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), São Domingos (um), Tarrafal de São Nicolau (um), Sal (um) Tarrafal de Santiago (dois), Praia (quatro) e São Vicente (um).

HR/DR
Inforpress/Fim