Autárquicas 2020/São Filipe: Biografias de Nuías Silva cabeça de lista do PAICV

São Filipe, 14 Set (Inforpress) – Nuías Silva, 45 anos, encabeça a lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidência da Câmara Municipal de São Filipe, nas eleições de 25 de Outubro.

Nascido no bairro de Santa Filomena, Cidade de São Filipe, Nuías Silva fez os estudos primários e básicos (ciclo preparatório) em São Filipe, secundário e pré-universitário em São Vicente. Concluiu a licenciatura na Universidade de Aveiro, na área de Engenharia e Gestão Industrial, tendo-se destacado como um dos melhores alunos.

Mestre e pós-graduado em TIC, possuindo formação a nível avançado, nomeadamente Master Business Adminsitration (MBA) pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), mestrado em Sistema de Informação na Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Economia e Gestão (UTL/ISEG) e pós-graduado em sistema e tecnologia de informação pela mesma instituição.

Quanto a formação técnica profissional, foi certificado desde 2015 como auditor interno de sistemas de gestão da segurança da informação e de seguranças de sistemas de informação.

A nível de formação técnica profissional, tem, desde 2015, o certificado de Auditor Interno Sistemas de Gestão da Segurança da Informação, foi professor universitário nas Universidades de Cabo Verde/Escola de Negócios e Governança e Jean Piaget.

Na qualidade de gestor, Nuías Silva desempenhou várias funções no sector bancário e novas tecnologias de informação e comunicação.

A nível político de entre outras funções é vice-presidente do PAICV desde 2017, membro da comissão permanente da comissão política e do conselho nacional, deputado da nação desde 2016 eleito pelo círculo eleitoral do Fogo e vice-presidente da bancada parlamentar.

Foi igualmente presidente da Juventude do PAICV (2009-12), da assembleia municipal de São Filipe (2008/12), mandatário nacional para juventude da candidatura de Pedro Pires à presidência da República em 2001. Foi igualmente vice-presidente do Botafogo Futebol Club.

Nuías Silva terá como adversários, Jorge Nogueira, da lista do MpD, Pedro Ribeiro, da UCID e João de Deus Mendes Barbosa Amado, da lista independente “Movimento para a Cidadania”.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram um total de três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MPD (Jorge Nogueira) alcançado 4.381 dos votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) alcançado 2.563 dos votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) alcançado 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 15.650 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 14.307, dos quais 8.970 votaram).

Fonte: Inforpress