Autárquicas 2020/São Domingos: PAICV propõe criação de unidade agro-industrial para dinamizar a economia local

São Domingos, 13 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano para Independência de Cabo Verde (PAICV), Isaías Varela, propôs hoje a criação de uma unidade agroindustrial para agregar valores aos produtos produzidos a nível local e dinamizar a economia em São Domingos.

Isaías Varela explicou que dentro do Plano Director Municipal (PDM) já existe zonas bem identificadas onde vai ser criado um parque industrial, que considera fundamental, sobretudo, para actividades que são desenvolvidas a nível do concelho.

“Tendo em conta que São Domingos é um município predominantemente agrícola, com pecuária e pesca é fundamental que tenhamos uma unidade agroindustrial no concelho para agregar valores aos produtos para que podem ser comercializados em outras ilhas e no turismo”, explicou.

O candidato do PAICV sublinha que a implementação desse projecto é também oportunidade para se criar mais postos de trabalho, aumentar rendimentos das famílias e combater a pobreza.

“Nós queremos que as nossas famílias sintam que as actividades que desenvolvam revertam em melhoria de qualidade vida para eles”, notou.

Isaías Varela, que neste sexto dia de campanha eleitoral encontra-se nas zonas de Gudin e Banana, explicou que o projecto deve ser desenvolvido com apoio do Governo e com parcerias público-privadas.

Para já indicou que já há privados interessados nesse projecto e se for eleito presidente da Câmara Municipal de São Domingos no dia 25 de Outubro vai também trabalhar na organização dos operadores para garantir sustentabilidade do mesmo.

“Esses projecto consta da nossa plataforma, porque é uma reivindicação dos próprios agricultores, criadores de gado e pescadores. Nós vamos organizar os operadores para que possamos ter a sustentabilidade desta unidade que queremos implementar aqui em São Domingos”, explicou.

Da plataforma eleitoral da candidatura do PAICV que tem como lema “Uma esperança para São Domingos”, consta igualmente a proposta para criação de uma Unidade de Projectos e Promoção dos Investimentos, que deverá integrar a quadros experientes, que possa mapear as potencialidades e oportunidades de investimentos nos diferentes sectores e levar a cabo estudos preliminares e formatar projectos de investimentos que podem ser apresentados aos potenciais investidores.

Para além da candidatura do PAICV, liderada por Isaías Varela, concorrem para as eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos as listas da plataforma “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva, e do MpD, encabeçada por Clemente Garcia.

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress