Autárquicas 2020/São Domingos: PAICV denúncia obras de má qualidade feitas pela câmara municipal

São Domingos, 14 Out (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Isaías Varela, denunciou hoje aquilo que classifica de “obras de má qualidade” realizadas pela câmara municipal, liderada pelo Movimento para a Democracia (MpD).

Isaías Varela disse que por várias zonas onde tem andado tem deparado com obras inacabadas e moradores “insatisfeitos” com obras camarárias, que, segundo disse, foram realizadas às pressas e sem planificação e fiscalização.

“São obras em que notamos uma ausência de facto de um gabinete técnico, porque se houvesse um gabinete técnico essas obras não estariam desta forma”, disse durante uma visita à rua bomba na zona de Praia Baixo onde constatou a “insatisfação” de uma moradora que se queixa de enchentes na sua residência durante as chuvas, na sequência de uma obra de calcetamento de rua que ficou no nível superior às casas.

“Quando realizamos obras é para o beneficio das pessoas e se estão insatisfeitas é porque algo não correu bem. E quanto a nós a falha está na câmara municipal que não fez a devida planificação, o seguimento, resultando numa obra de má qualidade”, considerou.

E para evitar que situações similares continuem a acontecer, Isaías Varela garante que se vencer as eleições no dia 25 de Outubro, a sua equipa vai criar um gabinete técnico, que terá a função de planificar e fiscalizar o trabalho realizado pela edilidade para que de facto as obras resultem em algo que sirva para melhorar a qualidade de vida das pessoas e não atormentar e aumentar os problemas das pessoas.

Isaías Varela prometeu obras de requalificação urbana e ambiental com qualidade para transformar a zona de Praia Baixo numa vila turística de excelência, com infra-estruturas capazes de atrair os investimentos privados.

A par disso afirmou que uma forte aposta vai ser feita na formação dos jovens como forma de lhes dar ferramentas para melhor integração no mercado de trabalho, aproveitando as potencialidades da zona.

“Nós vamos trabalhar numa parceria com o poder local para criar oportunidades a esses jovens, para que possam ter emprego e ter rendimento porque esta é a missão do poder local”, disse.

Neste sétimo dia de campanha eleitoral, além de Praia Baixo, a comitiva do PAICV visitou a zona de Chã de Coqueiro, na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, levando a mensagem de esperança e confiança.

Para além da candidatura do PAICV, liderada por Isaías Varela, concorrem para as eleições dos órgãos autárquicos em São Domingos as listas da plataforma “Ami é San Domingus”, liderada por Milton Paiva, e do MpD, encabeçada por Clemente Garcia.

Nas autárquicas de 2016, em São Domingos, concorreram o MpD (Clemente Garcia) que conquistou a câmara com 61,22%, e o PAICV (Mário Lima) 36,19%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos no município 9.554 eleitores.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress