Autárquicas 2020/ São Domingos: Biografia de Isaías Varela cabeça de lista do PAICV

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – Isaías Varela é o nome escolhido pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para liderar a candidatura no município de São Domingos, nas eleições de 25 de Outubro.

Natural de Nossa Senhora da Graça, Isaías Varela nasceu em 1977, tendo completado sua formação de Economia e Gestão em 2006, pela Universidade de Jean Piaget, cidade da Praia.

Em 1996 iniciou a sua carreira profissional como docente no ensino básico integrado, passando depois para responsável dos Serviços Administrativos e Patrimónios da Delegação do Ministérios da Educação em São Domingos.

Em 2011 exerceu o cargo de director-geral interino da Direcção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão no Ministério de Desenvolvimento Social e Família, tendo passado para director de Serviço em 2019.

Nesta sua primeira aventura como candidato à câmara de São Domingos, Isaías Varela disse-se como disponível para servir São Domingos, e contribuir, de forma efectiva, o processo de mudança e transformação do concelho que o viu nascer e crescer.

A seu ver, todos são chamados a se engajarem nesta empreitada para mudarmos juntos o rumo desanimador que o nosso Concelho vem trilhando e que não nos tem dignificado em nada.

Isaías Varela terá como oponentes nas eleições de 25 de Outubro o vencedor do último pleito em São Domingos, Clemente Garcia, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD) e o também estreante Milton Paiva que concorre como independente.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho de São Domingos, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MPD (Clemente Garcia) alcançado 3.617 dos votos (61,22%), e o PAICV (Mário Lima) alcançado 2.138 dos votos (36,19%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 9.658 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 8.931, dos quais 5.908 votaram.

Fonte: Inforpress