Autárquicas 2020/Santa Catarina do Fogo: Eugénio Veiga promete criar residência estudantil na cidade da Praia para estudantes de Santa Catarina

Santa Catarina, 15 de Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Eugénio Veiga, afiançou esta quarta-feira que pretende criar uma residência estudantil na Praia, especialmente para estudantes daquele município da ilha do Fogo.

O candidato do Partido Africado da Independência de Cabo Verde (PAICV) fez a promessa, esta quarta-feira, durante a visita porta-a-porta que efectuou a três localidades de Santa Catarina, nomeadamente, Roçadas, Dacabalaio e Fonte Cabrito, ao ser abordado sobre os projectos concretos que apresenta para a juventude destas zonas.

“Vamos garantir transporte gratuito para os estudantes, entretanto o nosso projecto maior tem a ver com o ensino superior, onde estamos a pensar criar uma residência estudantil na Cidade da Praia particularmente, para estudantes de Santa catarina. O objectivo é ajudar na redução de custos e garantir alguma segurança no percurso escolar”, disse o candidato.

“Há uma pobreza extrema nestas zonas, habitação social deficitária e dispersão”, constatou o candidato acrescentando que o seu projecto “vai no sentido de garantir maior integração, desenvolvimento da pecuária e priorização da melhoria das habitações, principalmente em Roçadas.”

Para além da “pobreza extrema”, o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde falou em fragilidade extrema e a necessidade de dar uma nova vida e um novo ânimo a Roçadas, Dacabalaio e Fonte Cabrito, no sentido de terem o auto-emprego.

“Vamos tentar explorar a extensão da rega gota-a-gota e vamos apostar numa dessalinizadora na zona baixa para podermos fazer uma grande aposta na agricultura”, adianta Eugénio Veiga.

O candidato da “estrela negra” para Santa Catarina do Fogo explicou que, com “uma nova visão”, pode dar um contributo decisivo para implementar projectos que promovam uma “vida digna” a todas as pessoas de Santa Catarina.

O candidato do PAICV para Santa Catarina tem como lema de campanha, “Por Santa Catarina, nosso compromisso” comprometeu-se a priorizar as valências do município, considerado que o concelho “está no centro da ilha”, por isso, deve estar também no centro de determinadas decisões.

Nesta quinta-feira, Eugénio Veiga estará na localidade de Achada Furna.

“Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram dois candidatos em Santa Catarina do Fogo, tendo o MpD (Alberto Nunes) conquistado a câmara com 1.356 votos (53,05%), e o PAICV (Waldemar Pires) 1.167 votos (45,66%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos 3.981 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 3.435, dos quais 2.556 votaram).

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participam um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (um), de Santa Catarina (um), de São Domingos (um), do Tarrafal de São Nicolau (um), do Sal (um) do Tarrafal de Santiago (dois), da Praia (quatro) e de São Vicente (um).

Fonte: Inforpress