Autárquicas 2020/Santa Catarina do Fogo: Estância Roque está envolta numa pobreza extrema – PAICV

Santa Catarina, 19 Out (Inforpress) – A comitiva do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) esteve este domingo, numa visita porta-a-porta, à localidade de Estância Roque, caracterizada por Eugénio Veiga como sendo uma zona “extremamente pobre e isolada”.

“Praticamente o que está aqui em Estância Roque é aquilo que deixei há alguns anos. A zona está envolta numa pobreza extrema e também o isolamento dificulta a vida das pessoas desta localidade”, sublinhou o proponente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde à câmara municipal de Santa Catarina do Fogo.

Para além da “pobreza extrema”, Eugénio Veiga disse que Estância Roque é uma zona semi-encravada e “quando assim for, a primeira prioridade é desencravá-la e tentar fazer a ligação entre esta zona com a de Cabeça Fundão e Achada Furna”.

“Isto para permitir a sua valorização e o desenvolvimento de outras valências existentes nesta localidade, como a agricultura, a pecuária”.

O cabeça de lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde tem em mente criar uma artéria principal nesta povoação, uma placa desportiva e reabilitar as moradias.

Eugénio Veiga entende que a zona alta do município de Santa Catarina tem potencialidades agrícolas, no domínio da pecuária e com um “bom trabalho, a localidade vai crescer, assim como o todo concelho”.

Durante a sua visita à Estância Roque, o candidato da “estrela negra” pediu à população um voto de confiança no dia 25 de Outubro, por uma nova Santa Catarina e uma Estância Roque mais desenvolvida.

Esta segunda-feira será a vez de Monte Vermelho receber a visita do PAICV.

“Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram dois candidatos em Santa Catarina do Fogo, tendo o MpD (Alberto Nunes) conquistado a câmara com 1.356 votos (53,05%), e o PAICV (Waldemar Pires) 1.167 votos (45,66%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos 3.981 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 3.435, dos quais 2.556 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1)”.

Fonte: Inforpress