Autárquicas 2020/Sal: Candidatura do PAICV propõe vencer desafio da inclusão social e igualdade de oportunidades

Espargos, 01 Out (Inforpress) – A candidatura do PAICV para as eleições autárquicas 2020, no Sal, tem como principal aposta vencer o desafio da inclusão social e igualdade de oportunidades, bem como elevar os níveis de qualidade da saúde e habitacional.

Albertino Mosso, cabeça de lista da candidatura apoiada pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), disse à Inforpress que uma das “grandes dificuldades” que a ilha tem enfrentado prende-se com as “sérias privações” da população para satisfazer as suas necessidades básicas, nomeadamente acesso a alojamento, água, energia, cuidados de saúde, e até mesmo a alimentação.

“Para reduzir o acentuado fosso social apresentamos um leque de políticas públicas inclusivas, implicando todos e descentralizando as respostas e a gestão dos projectos para associações e estruturas de proximidade, lá onde podem fazer melhor e mais prontamente”, referiu.

Quanto à saúde, Albertino Mosso disse que a sua candidatura propõe atingir patamares “mais levados”, o que “prossupõe”, investimentos em infra-estruturas e equipamentos, organização e mais qualificação dos recursos humanos.

Considerando, também, o urbanismo e a habitação “domínios determinantes” para o desenvolvimento “harmonioso e previsível da ilha”, constituindo áreas de intervenção prioritárias das políticas públicas, promete dedicar “todo o empenho”, nessa matéria.

“Juntemos as nossas forças, o melhor para o Sal está por vir”, instigou.

Na ilha do Sal, concorrem às autárquicas, além de Albertino Mosso, apoiado pelo PAICV, o grupo Independente Sociedade em Acção para a Liberdade, encabeçado por Adirley Gome, e o Movimento para a Democracia (MpD, liderado por Júlio Lopes.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, na ilha do Sal, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, 18.937 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 16 744, dos quais 9.633 votaram).

Fonte: Inforpress