Autárquicas 2020/Ribeira Grande: Estrada de Fajã de Barreira nas atenções do candidato do PAICV

Ribeira Grande, 17 Out (Inforpress) – A estrada para Fajã de Barreira, no vale de Chã de Pedras, vai estar entre as preocupações do candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Odailson Bandeira, caso vença as eleições.

Bandeira que esteve esta sexta-feira nas localidades do vale de Chã de Pedras, disse ter constatado a necessidade dessa estrada para o desenvolvimento de Fajã de Barreira que, conforme disse, é uma reivindicação antiga das populações e uma antiga promessa das autoridades.

“Fajã de Barreira é uma zona com muitas potencialidades”, disse, acrescentando ter trocado ideias com pessoas da localidade e com os promotores de uma verdadeira fábrica de produção, engarrafamento e comercialização do grogue que dizem entender que “a aposta de qualquer governante no concelho da Ribeira Grande terá de passar pelo sector primário”, nomeadamente, na agricultura.

É que, justificou, “os proprietários agrícolas têm condições para empregarem dez, 20 ou 30 jovens, necessitando apenas daquele ‘empurrãozinho’ e algum apoio específico por parte da câmara e do Ministério da Agricultura e Ambiente”.

As localidades de Bento e Aguada, também “são zonas encravadas onde será difícil levar uma estrada”, mas o candidato entende que “se a estrada chegar até Fajã de Barreira já será possível levá-la até Bento e ficaria mais próximo de Aguada”.

Nas zonas onde a estrada ainda não chega, os caminhos vicinais desempenham um papel importante, seja para a mobilidade dos habitantes, seja como vias turísticas, sobretudo quando já se sabe que essas zonas são muito procuradas pelos turistas que desejam fazer longas caminhadas. Daí a aposta de Odailson Bandeira na melhoria e conservação dos caminhos vicinais em todo o concelho.

Uma preocupação transversal a todo o município e que o candidato disse ter constatado, também, nas localidades visitadas no périplo desta sexta-feira, é a qualidade “indigna” das casas de muitas pessoas, sobretudo idosas, pelo que a habitação social será uma das áreas que o candidato ‘tambarina’ promete “atacar” se for eleito presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Este fim-de-semana, sábado e domingo, Odailson Bandeira e a sua equipa de campanha estão nos vales de Figueiras e Ribeira Alta.

para as eleições do dia 25 de Outubro, neste concelho, estão inscritos 13.338 eleitores dos quais 10 são cidadãos estrangeiros.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que conseguiu 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

Na corrida para as autárquicas de 25 de Outubro participa um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista), e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

Fonte: Inforpress