Autárquicas 2020/Ribeira Grande de Santiago: Candidatura do PAICV quer apostar na acessibilidade para promover turismo de montanha em Pico Leão

Cidade Velha, 13 Out (Inforpress) – A caravana do PAICV na corrida às autárquicas em Ribeira Grande de Santiago realizou hoje uma arruada em Pico Leão, onde o cabeça-de-lista para a câmara municipal prometeu apostar na acessibilidade para promover o turismo de montanha.

Nelson Moreira, proponente do PAICV para presidente da câmara, revelou que uma das prioridades, se merecer a confiança dos ribeira-grandeses, é trabalhar na acessibilidade para desencravar a zona, promover o turismo rural e dinamizar o potencial existente.

“Estamos em Pico Leão um dos vales mais bonito da ilha de Santiago, e reparamos que a acessibilidade ainda é debitada e constitui uma das principais reivindicações dos moradores. Vamos mobilizar recursos junto do Governo e parceiros internacionais para melhor o acesso”, garantiu.

O candidato, que considera a acessibilidade essencial para desencravar qualquer localidade, admitiu que só os recursos da câmara não são suficientes, daí uma forte parceria com as entidades públicas e privadas.

“Vamos dar uma especial atenção também para a prática do turismo rural ou de montanha, vamos apostar na reabilitação de casas de banho e cozinha para o alojamento de turistas”, referiu Nelson Moreira, indicando que para a concretização deste projecto será necessário primeiro ter estradas de acesso em boas condições.

Tendo em conta que Pico Leão tem um forte potencial agrícola, a candidatura do PAICV prometeu, caso vença as eleições de 25 de Outubro, trabalhar para mobilizar água para a pratica da agricultura e criação de gado.

São ainda apostas da equipa de Nelson Moreira, para esta localidade, trabalhar para levar a água para as casas das pessoas, apostar fortemente na formação profissional e ensino superior para a juventude e na reabilitação de casas.

Para além do PAICV, liderado por Nelson Moreira, concorre para a eleição dos órgãos autárquicos na Ribeira Grande de Santiago a lista do MpD, encabeçada por Domingos Mendes.

Nas eleições de 2016 neste município concorreram duas listas, tendo o MpD (Manuel de Pina) conquistado a câmara com 49,78%, e o PAICV (Bertalino Moreira) alcançado 47,81%.

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos 6.487 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 5.791, dos quais 4.106 votaram).

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress