Autárquicas 2020/Ribeira Grande: Candidato do PAICV defende segunda fase do projecto Rota das Aldeias Rurais

Ribeira Grande, 14 Out (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Odailson Bandeira, defendeu hoje a implementação de uma segunda fase do projecto “Rota das Aldeias Rurais” porque “a avaliação é que foi um projecto muito pertinente”.

O cabeça de lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) destacou as vantagens desse projecto para o turismo no concelho e na ilha de Santo Antão, razão por que promete “fazer tudo por tudo para que haja uma segunda fase do projecto” que já potenciou o surgimento de vários pequenos empreendimentos turísticos.

Fazer com que a barragem do Canto de Cagarra sirva os produtores do vale da Garça é outra aposta de Odailson Bandeira, que dedicou os dois últimos dias de campanha àquele vale, e concluiu que, tratando-se de um vale com clima árido/semiárido onde, por essa razão, chove pouco, a barragem poderá ter um “papel importante” para a agricultura local.

É que, segundo o candidato, com a disponibilidade de espaços de sequeiro e tendo água armazenada na barragem, “é possível conquistar e alargar espaços de sequeiro e aumentar as áreas irrigadas com sistemas de rega gota-a-gota e, assim, aumentar a produção”, por um lado, e, por outro lado, “melhorar o rendimento das famílias e diversificar a dieta alimentar”.

“Isso irá contribuir para melhorar a produção de produtos hortícolas e fruteiras, tudo isso associado ao desenvolvimento do turismo”, disse Odailson Bandeira.

Questões ligadas à habitação social, à construção e melhoramento de estradas e caminhos vicinais são alguns dos problemas constatados pelo candidato ‘tambarina’ que assumiu o compromisso de melhorar um troço da estrada, de pouco mais de meio quilómetro de extensão, com calcetamento até à localidade de Lombo Amaro, além da construção de pequenos diques e mini represas para mobilização de água para beneficiar a agricultura em Andriene.

Hoje, a candidatura do PAICV dedica o dia de campanha às diferentes localidades do vale de João Afonso, terra natal do candidato Odailson Bandeira, com visitas previstas às localidades de Fajã dos Cumes, Fajã dos Bois, Caibros de João Afonso, Gonçalinho e Manuel Ribeiro.

Nas autárquicas de 2016 concorreram Orlando Rocha Delgado, pelo MpD, que alcançou a maioria absoluta na câmara com 61,77 por cento (%) dos votos, Leonesa Fortes (PAICV) que conseguiu 24,77%, e António Rodrigues (UCID) que alcançou 8,51% dos votos.

Dados fornecidos pela Comissão de Recenseamento da Ribeira Grande indicam que para as eleições do dia 25 de Outubro, neste concelho, estão inscritos 13.338 eleitores dos quais dez são cidadãos estrangeiros.

A nível nacional participam 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para a Assembleia Municipal da Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), de São Domingos (1), do Tarrafal de São Nicolau (1), do Sal (1) do Tarrafal de Santiago (2), da Praia (4) e de São Vicente (1).

Fonte: Inforpress