Autárquicas 2020/Ribeira Brava: PAICV arranca campanha eleitoral no centro histórico da cidade

Ribeira Brava, 08 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) às eleições autárquicas de 25 de Outubro na Ribeira Brava, arrancou a campanha eleitoral privilegiando o centro histórico deste município sanicolauense.

Em declarações à Inforpress, o candidato a presidente da câmara, Carlos Barbosa, disse que escolheram iniciar a campanha no centro da Ribeira Brava tendo em conta as características da cidade e também para aproveitar a presença da presidente do PAICV, para dar sinal da “força” do partido.

Relativamente às propostas de intervenção, Carlos Barbosa apresenta a mobilização da água para diversos sectores, como uma das maiores apostas da candidatura que encabeça.

“O nosso maior desafio é a água, tanto para as pessoas, como para a agricultura e criação de gado”, salientou o candidato, convicto que vai vencer as eleições de 25 de Outubro.

Sendo Ribeira Brava um centro histórico, Carlos Barbosa afirma terem projectos de requalificação deste centro e meios para alavancar o Carnaval, visto como uma das maiores manifestações da ilha.

“Vamos dar atenção em tudo e requalificar os nossos sítios históricos, tais como o orfanato, casa do Dr. Baltazar Lopes da Silva e alavancar o Carnaval, dando mais apoios aos grupos”, prometeu.

Tendo em conta a situação actual provocada pela pandemia de covid-19, o candidato realça que pretendem ser mais um agende de sensibilização, de forma a evitar a propagação do vírus, seguindo as regras emanadas pelas autoridades de saúde.

Nas autárquicas de 2016, concorreram Pedro Morais, pelo Grupo Independente da Ribeira Brava (GIRB), que conquistou a câmara com 32,70 por cento (%) dos votos, Osvaldo Fonseca, do MpD, que conseguiu 32,50% e Carlos Barbosa, que ficou com 29,95%.

Na Ribeira Brava, para as eleições do dia 25 de Outubro, estão inscritos, provisoriamente, nos cadernos de recenseamento 5.740 eleitores dos quais seis são cidadãos estrangeiros. Em 2016 o número de inscritos foi de 5.473 dos quais apenas 3.875 votaram.

Participa na corrida um total de 65 candidatos, dos quais 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

Fonte: Inforpress