Autárquicas 2020/Paul: PAICV critica falta de água em Janela, segundo maior aglomerado do concelho

Cidade das Pombas, 13 Out (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à Câmara Municipal do Paul criticou a falta de água existente neste momento na localidade de Janela, tida como segundo maior aglomerado do concelho.

“Como é que um município rico em água, tem problemas de abastecimento na casa de famílias e sobretudo, isso acontecer no segundo maior aglomerado de Paul”, questionou o candidato à câmara municipal, Carlos Pires Ferreira, que visitou a zona nesta segunda-feira.

Em Janela, segundo a mesma fonte, há situações ainda de casas com instalações domiciliárias, mas sem água ou com água escassa.

Por outro lado, asseverou, há “problemas graves de habitação”, com casas de tectos desabando e habitações com “enormes fendas” nas paredes.

Carlos Pires Ferreira apontou ainda a falta de requalificação da localidade e número de desempregados, que “aumenta a cada dia” e que se “agravou” com a situação da covid-19 e vinda de pessoas de outras ilhas.

“Agora temos mais jovens à procura de uma oportunidade, mas com a gestão dos últimos oito anos essa juventude não vai encontrar oportunidades”, asseverou a mesma fonte, que pediu assim aos paulenses para acreditarem nessa candidatura com uma “nova sensibilidade e um novo olhar” para a juventude e criação de oportunidades.

“Pessoas na Pontinha estão extremamente descontentes com essa governação e dizem que Pontinha parece que não faz parte do município”, explicou Carlos Pires Ferreira, criticando ainda a questão do arrastadouro de pesca de Penedo, onde até agora, depois de oito anos, só foi colocada uma primeira pedra num “autêntico acto de campanha”.

O PAICV estará na tarde de hoje em contactos com o eleitorado na zona de Eito.

Para além de Carlos Pires Ferreira (PAICV), concorrem à Câmara Municipal do Paul, António Aleixo pelo Movimento para a Democracia (MpD) e Sandro Gomes pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Dados provisórios indicam que para as eleições do dia 25 de Outubro, no concelho do Paul, estão inscritos 5.408 eleitores nos cadernos de recenseamento, dos quais cinco são cidadãos estrangeiros.

Em 2016 o número de inscritos foi de 5.250 dos quais apenas 3.876 votaram.

A nível nacional participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 candidatos do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4) e São Vicente (1).

Fonte: Inforpress