Autárquicas 2020: Nuías Silva (PAICV) baseia-se em seis “eixos estruturantes” para desenvolver São Filipe

São Filipe, 28 Set (Inforpress) – A plataforma eleitoral do candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) aos órgãos autárquicos de São Filipe, ilha do Fogo, nas eleições de 25 de Outubro baseia-se em seis eixos estruturantes para desenvolver o município.

O candidato à presidência da câmara, Nuías Silva, enumerou como eixos estratégicos para “reconquistar e desenvolver” São Filipe, os da agricultura, pecuária e pescas; competitividade, investimentos e emprego; modernidade, rigor e transparência; turismo, cultura e valorização do património histórico; juventude, educação e desporto; acção social, saúde e ambiente; e diáspora.

Transversalmente a estes eixos estratégicos, a candidatura do PAICV para São Filipe pretende apostar na implementação de um programa “ambicioso de governação”, realizando acções no domínio do turismo, agroindústria, pesca e pecuária.

Igualmente, a plataforma pretende apostar na região vinícola demarcada, conhecimento, universidade regional e educação, conversão digital, desporto, cultura e património, sem esquecer o desenvolvimento de projectos na área de consolidação da democracia local, promoção das energias limpas, como factor do progresso sustentável, integração dos emigrantes como investidor no processo de desenvolvimento de São Filipe.

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais, concorreram um total de três candidatos no concelho de São Filipe, tendo o MpD (Jorge Nogueira) alcançado 4.381 dos votos (48,84%), o PAICV (Eugénio Veiga) alcançado 2.563 dos votos (28,57%) e o GPAIS (Luís Pires) alcançado 1.882 (20,98%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 15.650 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 14.307, dos quais 8.970 votaram).

Fonte: Inforpress