Autárquicas 2020/Mosteiros: Fábio Vieira almeja elevar Ribeira de Ilhéu à categoria de Vila

Mosteiros, 08 Out (Inforpress) – A candidatura do PAICV às eleições autarquias nos Mosteiros abriu a sua campanha com fogo-de-artifício na sede da equipa em Queimada Guincho, seguida de cortejo de viaturas pelo concelho e promessa de levar Ribeira de Ilhéu à Vila.

O proponente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Fábio Vieira, garante que todas as medidas de restrições impostas pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) e autoridades sanitárias devido a pandemia da covid-19 foram salvaguardadas, não obstante a notória movimentação dos apoiantes ao longo do trajecto.

Fábio Vieira disse que as baterias estão carregadas e que esta quinta-feira vai ser aproveitada para dar continuidade aos contactos porta-a-porta em Ribeira de Ilhéu, onde apresentou aos moradores a proposta para a elevação da localidade à categoria de Vila.

A receptividade, segundo o candidato “tambarina”, tem sido boa, com o argumento que toda a família do município tem recebido a sua candidatura com muita alegria e regozijo, com o argumento que “todos reconhecem que mais que uma candidatura de um partido político” a sua candidatura “configura-se num projecto político de governação, mas também de desenvolvimento, social e económico dos Mosteiros.

Ao longo dos contactos, Fábio Vieira fez passar a mensagem que todo o desenvolvimento do concelho passa pela utilização estratégica dos recursos e das potencialidades, tendo sublinhado a necessidade de uma posta forte nos sectores chaves para o desenvolvimento do município.

Neste caso, referiu-se a áreas como a cultura, pecuária, pesca e ao turismo, e prometeu trabalhar, se for eleito, todos estes sectores numa perspectiva integrada, na base de uma visão holística para o desenvolvimento, associada numa forte aposta virada para empresialização/transformação de todo o sector publico.

O desenvolvimento do cooperativismo neste município agrícola foi apontado pelo candidato do PAICV como outra solução viável para curto e médio prazos, alegando ser um recurso para o problema da segmentação de parcelas, de modo que os munícipes possam aumentar a sua capacidade produtiva e estar em condições de atingir novos nichos a nível do mercado nacional.

No campo do turismo Fábio Vieira manifestou a sua pretensão no sentido de desenvolver um turismo de natureza, o ecoturismo sustentável, de forma a tirar proveito “do maior perímetro florestal de Cabo Verde, o Monte Velha”.

Nas eleições de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde, concorreram três candidatos no concelho dos Mosteiros, tendo o PAICV (Carlos Fernandinho Teixeira) conquistado a câmara com 2.482 votos (53,94%), o MpD (Isidoro Gomes) alcançado 1.995 votos (43,36%), e AMI (Pedro Centeio Gonçalves) 53 votos (1,15%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, 6.690 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 6.151, dos quais 4.601 votaram).

Participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP, sendo 1 no município da Praia e 1 para Assembleia Municipal na Boa Vista, e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal de Santiago (2), Praia (4), São Vicente (1).

Fonte: Inforpress