Autárquicas 2020/Maio: Biografia de António Ramos cabeça de lista do PAICV

Porto Inglês, 15 Set (Inforpress) – António Manuel Silva Ramos é o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidência da Câmara Municipal do Maio na eleições autárquicas de 25 de Outubro, sob o lema “Djarmai na Kurason”.

António Ramos nasceu na localidade de Baxona-Calheta do Maio, a 29 de Outubro de 1965, onde cresceu e fez os seus estudos primários e depois os estudos preparatórios na então Vila do Porto Inglês.

Os estudos secundários foram feitos na Cidade da Praia e, em 1997, Tony como é carinhosamente conhecido, concluiu um curso de jornalismo no Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR). Neste mesmo Centro, Tony Ramos havia concluído, em 1988, um Curso de Designer Gráfico.

Ele já trabalhou nos extintos jornais estatais “Voz di Povo”, “Novo Jornal de Cabo Verde” e “Horizonte”, onde exerceu sempre o cargo de coordenador do gabinete gráfico, e Inforpress.

No início dos anos de 1990, colaborou com o jornal “Tribuna” e mais tarde integrou um projecto de imprensa escrita que viria a ditar a criação do jornal “A Semana”, onde permaneceu alguns anos.

Em 1999 frequentou um curso de editores de livros e revistas em Desktop, em Moçambique, e depois do regresso integrou a equipa da Directel Cabo Verde, sendo, igualmente, licenciado em Ciências Sociais, pós-graduado em Formação para a Docência, com várias prosas publicadas e diversos jornais e colaborou com poemas na revista juvenil “Seiva”, da extinta Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC-CV).

O mesmo é membro da direcção do sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) e membro do Conselho Nacional do Turismo.

Desde 2016 até os últimos meses, desempenhou o cargo de deputado municipal e líder da bancada da Onda Independente para Avanço do Maio (OIAM).

Nas últimas eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais do concelho do Maio, concorreram um total de dois candidatos, tendo o MPD (Miguel Rosa) alcançado 1.996 dos votos, (56,82%), e o OIAM (José Silva) alcançado 1.423 dos votos (40,51%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 5.182 eleitores, (em 2016 o número de inscritos era de 4.822, dos quais 3.503 votaram.

Fonte: Inforpress