Autárquicas 2020: Emprego e atracção de investimentos entre “compromissos” de Nilton Dias para Porto Novo

Porto Novo, 30 Set (Inforpress) – A criação de emprego e atracção de investimentos afiguram-se entre os “compromissos” assumidos com os porto-novenses pelo candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da câmara do Porto Novo, Nilton Rocha Dias.

“A criação de emprego será a nossa primeira prioridade. Por isso, pretendemos dinamizar a agricultura, a pesca e a pecuária e gerar mais empregos”, declarou Nilton Dias, economista, de 43 anos de idade, que concorre, pela primeira vez, à presidência da Câmara Municipal do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

Outro “compromisso” que este candidato, antigo vereador da edilidade porto-novense, assume com o eleitorado tem que ver com a atracção de investimentos nacionais, dos emigrantes e estrangeiros, sobretudo nos domínios do turismo e das industrias de transformação.

A requalificação urbana e ambiental constitui outra promessa do Nilton Dias, que garante ainda que vai apostar na habitação social, através de um programa municipal de reabilitação e de construção de casas para as famílias vulneráveis.

A nível do abastecimento de água, o candidato do PAICV pretende “resolver” as dificuldades ainda existentes no município, dando particular atenção aos problemas de escassez e de preços.

Elege ainda a formação profissional como sendo uma aposta, no âmbito da qual promete criar um centro de formação profissional e um fundo municipal de apoio aos estudantes que frequentam o ensino técnico e superior.

No desporto, Nilton Dias, que propõe “mudar Porto Novo”, elege a construção de um pavilhão desportivo coberto como sendo “uma prioridade”, enquanto que a nível da cultura se compromete a construir um centro cultural para dinamizar este sector no município.

Nas autárquicas de 2016, no concelho do Porto Novo concorreram dois candidatos, sendo Aníbal Azevedo Fonseca (MpD), que alcançou 49,79 % dos votos, e Rosa Lopes Rocha (PAICV), que obteve 46,78%.

Para as eleições do dia 25 de Outubro, em Porto Novo, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, 13.662 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 12 506, dos quais 9.066 votaram), que escolherão os órgãos autárquicos para dirigirem o município nos próximos quatro anos.

Fonte: Inforpress