Autárquicas 2020: Candidato do PAICV aposta em sectores primários para criar emprego e desenvolver Santa Catarina

Assomada, 06 Out (Inforpress) – O cabeça de lista do PAICV à câmara de Santa Catarina defendeu hoje uma maior aposta nos sectores primários (agricultura, pesca e pecuária), como forma de combater o desemprego e desenvolver aquele município do interior de Santiago.

Armindo Freitas, que concorre à presidência da câmara de Santa Catarina nas eleições de 25 de Outubro, sob o lema “Uma nova visão para Santa Catarina”, falava à Inforpress, a propósito da sua plataforma eleitoral para os próximos quatros anos, tendo apontado ainda a cultura e o desporto como “sectores-chave” desse desenvolvimento.

Para a agricultura, a pesca e a criação de gado indicou que estes “sectores-chave” vão beneficiar de um fundo denominado “fundo de financiamento para sector primário”, com garantias para investimentos de iniciativas individuais ou colectivas.

Já para o sector da agricultura, Armindo Freitas informou que a aposta vai ser na mobilização de água, através da dessalinização, construção de reservatórios, adução de água da barragem de Saquinho, disponibilização de materiais de rega gota-a-gota.

Relativamente à pecuária, o candidato prevê a introdução de raça melhorada, assistência técnica e formações, que abrangem também agricultores e pescadores das duas vilas piscatórias – Rincão e Ribeira da Barca.

No sector da pesca, promete certificação e cédula marítima para jovens pescadores, construção de cais de pesca em parceria com o Governo e construção da casa de pescadores nas duas vilas piscatórias.

No desporto, propôs a estruturação de uma rede de pelo menos cinco campos relvados e várias placas desportivas, incentivos e criação de escolas de iniciação desportiva, conclusão da construção do estádio municipal de Cumbém.

Para o sector da cultura, o candidato do PAICV propôs a valorização do património histórico, quer material e quer imaterial e uma aposta na sua identidade cultural.

Nas autárquicas de 04 de Setembro de 2016, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais de Santa Catarina, concorreram dois candidatos, tendo o MpD (José Alves) conquistado a câmara com 7.705 votos (49,86%), e o PAICV (Alcídio Tavares) alcançado 7.289 votos (47,17%).

Para as eleições autárquicas de 25 de Outubro, estão inscritos nos cadernos eleitorais, provisoriamente, um total de 26.574 eleitores (em 2016 o número de inscritos era de 24.398, dos quais 15.452 votaram).

Fonte: Inforpress